Coordenadores e Mediação

Prof. Antônio Fernando Lyra da Silva é Professor Adjunto IV da UFF, vinculado ao Departamento de Planejamento em Saúde, do Instituto de Saúde da Comunidade. Tem experiência em Gestão da Extensão Universitária. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1979) e especialização em Planejamento Ambiental pela UFF - Universidade Federal Fluminense (1985). Mestre em Saúde Coletiva pela UFF (2012). Exerce atividades na Pró-Reitoria de Extensão da UFF desde 1983 e atualmente desempenha a função de Diretor da Escola de Extensão. Conheça mais o perfil.

Profa. Claudia Marcia Borges Barreto  é Professora Associada vinculada aDepartamento de Imunobiologia do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense.   É Coordenadora-Geral do Programa de Inovação e Assessoria Curricular, no âmbito da Pró-Reitoria de Graduação, com objetivo específico de instrumentalizar interessados na elaboração e na execução de projetos e ações de implementação e acompanhamento curricular, integrando inovação, pesquisa, tecnologia e desenvolvimento docente.  Graduada em Medicina Veterinária e mestre em Patologia pela Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Patologia com ênfase na avaliação do ensino e aprendizado de Imunologia. . Exerceu a função de Chefe e coordenadora de monitoria do Departamento de Imunobiologia de 2004 a 2010. Atua como docente no ensino de Imunologia e Iniciação à docência para graduação e Pesquisa e Práticas Pedagógicas na pós-graduação lato sensu em Ensino de Biologia na UFF. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão com alunos de graduação (bolsistas) envolvendo a criação e uso pedagógico de materiais educativos, lúdicos, artísticos e tecnológicos, no ensino básico e superior.Conheça mais o perfil.

Prof. Marcos Pinheiro Barreto é Professor Adjunto vinculado ao Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.   Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (1982), Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1991) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Licenciaturas em História Ciências Sociais e Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação - meio ambiente - desenvolvimento sustentável, educação - meio ambiente - formação de professores, ensino - história - currículo - cidadania, trabalho - capitalismo - condições de vida - saúde e leitura - jornal - educação - cidadania. Conheça mais o perfil.

Profa. Patricia Almeida Ashley é Professora Adjunta IV, vinculada ao Departamento de Análise Geoambiental do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense.  Ocupante, em 2009-2011, da Cátedra Prince Claus Chair in Development and Equity, na Holanda, em seu campo de pesquisa de responsabilidade social, desenvolvimento e equidade. Líder do grupo de pesquisa e extensão Rede EConsCiencia e Ecocidades. Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil, 1985); Especialização em Análise e Projeto de Sistemas pelo IBAM (Brasil, 1991); Mestrado em Gestão de Serviços Públicos (Aston Business School, Aston University (UK, 1993); Doutorado em Administração de Empresas com concentração em Administração de Mudanças (IAG/PUC-Rio, 2002). Co-Editora do livro Territories of Social Responsibility: Opening the Research and Policy Agenda, Editora Gower (UK) e autora de diversos artigos, capítulos de livro e livros na temática de responsabilidade social aplicada a organizações, redes, mercados e territórios. Extensionista por assessoria técnica a membros do poder executivo e legislativo, entidades da sociedade civil, professores da educação básica e entidades associativas na temática de desenvolvimento local sustentável e cidadania socioambiental por meio do programa de extensão Ecocidades (www.ecocidades.uff.br) e do grupo de pesquisa Rede EConsCiencia e Ecocidades (www.econsciencia.uff.br). Tem experiência interdisciplinar nas Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com foco nos seguintes temas: educação para a cidadania, estudos de desenvolvimento e equidade, políticas territoriais, governança e transparência públicas, ética e responsabilidade social, políticas e estratégias para territórios sustentáveis. Conheça mais o perfil.